Hoje o Sérgio Ribeiro defendeu, com sucesso, a sua tese de mestrado intitulada "O efeito da ansiedade sobre a perceção visual de cenas sociais: como as previsões visuais são usadas sobre ameaça."
O Sérgio explorou na sua tese o impacto de estados de ansiedade sobre a nossa perceção de cenários sociais. Ele veio questionar se ao sentirmos ansiedade seríamos menos capaz de antecipar comportamentos sociais, sendo assim mais difícil para nós decifrar uma pessoa (algo "camuflada") que tomava partido numa interação social. Este estudo veio concluir que a ansiedade sentida normalmente, apesar de o impacto claro revelado por quem a sente, não parece afetar a nossa perceção de cenas sociais. A tese do Sérgio deu continuação a outros estudos mais simples neste tópico, alargando as conclusões dos mesmos para o contexto do nosso dia-a-dia.
A tese do Sérgio foi orientada pela Prof. Sandra C. Soares, com colaboração do doutorando Fábio Silva, e contou com a arguição do Doutor Pedro Rosa da Universidade Lusófona.