Português

PT

Provas de mestrado do Sara Cordeiro

02.Dezembro.2022

A Sara Cordeiro defendeu, com sucesso, a sua tese de mestrado intitulada “Emoções em Movimento: Momento representacional para expressões faciais dinâmicas em traços de esquizotipia.”
Na sua tese, a Sara aplicou um paradigma comportamental para estudar o efeito dos traços de esquizotipia – uma estrutura da personalidade caracterizada por fatores psicológicos que se assemelham aos sintomas positivos, desorganizados e negativos da esquizofrenia – na antecipação de estados emocionais de alegria ou raiva com base nas alterações subtis na expressão facial de avatares masculinos e femininos. Ao contrário do esperado, não foram observados efeitos dos traços de esquizotipia. Porém, curiosamente, verificou-se uma maior antecipação emocional de estados de raiva do que de estados de alegria, principalmente na presença de avatares masculinos. Isto sugere uma maior tendência para antecipar uma potencial ameaça em estímulos masculinos, o que está de acordo com a literatura de perceção de faces que aponta para uma associação entre raiva e masculinidade.
Assim, apesar de não ser observado um efeito dos traços de esquizotipia, este estudo levanta algumas questões, nomeadamente se existirão alterações ao nível da antecipação emocional na manifestação clínica da esquizofrenia, e não numa dimensão subclínica. Este efeito necessita de ser explorado em estudos futuros – algo que a Sara mencionou ao longo da sua discussão!
A tese da Sara foi orientada pela Prof. Sandra C. Soares e coorientada pelo Prof. Nuno de Sá Teixeira, com colaboração da doutoranda Joana Grave, e contou com a arguição do Doutor Nuno Madeira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS