Joana Dias é estudante de doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, no âmbito de uma bolsa da FCT ("Assessing the effects of action videogame playing on cognition: How videogames shape emotional and social aspects.", 2020.06677.BD).
Os seus interesses de investigação centram-se nos efeitos cognitivos, emocionais e sociais dos videojogos de ação na população de jovens adultos. Através de medidas comportamentais e psicofisiológicas, pretende explorar, em particular, o processamento emocional em tarefas atencionais na população de videojogadores e o potencial dos videojogos como ferramenta de socialização e de autorregulação emocional.
Joana Dias concluiu a licenciatura em Psicologia em 2015 e o mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica em 2017, ambos na Universidade de Aveiro. Desde 2020 é membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Orientação: Sandra C. Soares
Co-Orientação: Samuel Silva (Universidade de Aveiro) e Swann Pichon (Instituto de Investigação da Universidade de Saúde de Genebra).
Principais publicações
Dias, J., Silva, F., Silva, S., Bem-Haja, P., Silva, C. F., & Soares, S. C. (2018, April). Conscious and unconscious attentional processing to conflict in videogame players. 13th National Meeting of the APPE, Braga, Portugal.
Silva, F., Dias, J., Silva, S., Bem-Haja, P., Silva, C. F., & Soares, S. C. (2018). Unconscious influence over executive control: Absence of conflict detection and adaptation. Consciousness and Cognition, 63, 110-122.