PROJETOS A DECORRER
Os efeitos dos sinais químicos sociais (odores corporais) na perceção multisensorial
Bolsa de doutoramento FCT atribuída a Marta Rocha
- Vários estudos têm demostrado a componente social dos odores corporais e de que forma esta informação afeta o comportamento do recetor. Neste projeto, para além de estudarmos o efeito de odores de ansiedade na categorização de faces emocionais dinâmicas, pretendemos também perceber a importância de cheirarmos a informação emocional contida no nosso próprio odor corporal. Utilizando diferentes paradigmas, expusemos mulheres ao seu próprio odor corporal, recolhido em contextos emocionalmente salientes, no sentido de compreender a sua influência no comportamento e nas respostas psicofisiológicas (por exemplo, atividade cardíaca).
Processamento emocional no espetro psicótico
Bolsa de doutoramento FCT atribuída a Joana Grave
- Neste projeto, estamos a investigar fenómenos relacionados com processamento emocional no espetro psicótico, desde atenção automática, deteção consciente e extrapolação de movimento de faces emocionais, até perceção de odores emocionais sociais e não-sociais. Para isso, conduzimos estudos experimentais com diferentes paradigmas, tanto na população geral como em pessoas com diagnóstico de esquizofrenia e de outras perturbações com características associadas.
Perceção de doença e tendências de aproximação-evitamento: Como o sistema imuno-comportamental molda o nosso comportamento social
Bolsa de doutoramento FCT atribuída a Ana C. Magalhães
- Neste projeto, investigamos a forma como o sistema imuno-comportamental – um sistema que visa prevenir o desenvolvimento de doenças infeciosas – influencia a forma como percebemos pistas de doença no outro (sejam elas visuais ou não!) e nos comportamos socialmente. Para isso, utilizamos diferentes paradigmas experimentais em que combinámos estímulos associados a doença e estímulos “neutros”.
Avaliação dos efeitos de videojogos de ação na cognição: Como os videojogos moldam os aspectos emocionais e sociais.
Bolsa de doutoramento FCT atribuída a Joana Dias
- Nos últimos anos vários estudos têm mostrado que aqueles que jogam videojogos de ação têm uma melhoria atencional em diversas tarefas computorizadas. No entanto, também existem estudos que referem uma dessenssibilização destes mesmos jogadores à agressão, devido ao conteúdo violento de muitos dos videojogos de ação, Neste projeto, pretendemos avaliar videojogadores de ação e não-videojogadores em tarefas atencionais que envolvam estímulos emocionais ou exijam uma regulação emocional de forma a maximizar a performance. Ainda, avaliamos as diferenças no que diz respeito à personalidade competitiva.